quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E a questão das universidades ?

Bom primeiramente gostaria de explicar a minha ausência do blog. Estou com algumas provas pra me preocupar e realmente nao tenho tido tempo nem de ler emails =).
Segundo, esto feliz de ter alguem que le oque eu posto, oque me incentiva sim a postar mais, e com certeza meus posts ficarão melhores com o tempo. Aliás vou conferir seu blog tbem e acompanhar, mas estou meio encurralado até sabado heheh
E a questão das universidades pessoal ? Criei esse post para discutir a respeito da questão das cotas raciais e cotas para estudantes de colégio público. Esse é um assunto muito delicado, pois acredito que a intenção do governo é boa, mas na pratica as cotas, como foram criadas, funcionam mais como uma maneira de queimar vagas na universidade doque incluir o pessoal mais humilde.
Sabiam que o governo investe muito em programas como o ProUni que dá condições a jovens de pagar pelo ensino superior privado, mas porque nao investe então no ensino médio e fundamental de qualidade, dando condições do jovem de entrar em uma universidade publica? Ou mesmo porque nao investir nas suas propias universidades ( as do governo) que estao sucateadas e nao oferecem aos alunos condições de ensio adequadas (em sua maioria, salvo exceções)
A verdade é que nas universidades particulares sobram vagas, e através do ProUni o governo da um "jeitinho" de gerar receita positiva para essas instituições privadas. Ao mesmo tempo, a maioria dos jovens que saem do ensino medio publico nao tem bagagem para acompanhar um curso superior. Ficam alguns anos na universidade paga, adquirem dividas por un financiamento qualquer , e em muitos casos desistem, tendo contraido somente um débito.
Quanto as cotas às faculdades do governo, estas jogam numa instituição de ensino superior jovens sem o minimo de preparo nescessário, sem condições de se manter financeiramente na faculdade (pois a maioria nao da condições de moradia e alimentação). Salvo raras exceções ,dignas de aplauso, o aluno abandona a universidade, queimando assim uma vaga no curso. Não que a culpa seja do estudante, mas o governo tem trocado os pés pelas mãos com essa medida. Qual a solução para essa situação ? tenho algumas ideias minhas que publicarei mais tarde, por falta de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário